Para garantir uma remuneração justa, com relação ao mercado, alinhado com as responsabilidades do cargo. Também estabelece critérios para que o profissional navegue nas diversas posições da estrutura organizacional, conforme diretrizes previamente estabelecidas.
É muito mais do que de uma planilha com a descrição de cargos e seus salários, no sentido literal.

Cargos são parte da estrutura organizacional é através dele que a organização aloca os profissionais para alcançar os objetivos estratégicos da empresa, definindo quem faz o que. A descrição acomoda e ressalta as responsabilidades de cada colaborador em um único documento, organizando as tarefa-solid e atividades. Resumindo, descreve o que o colaborador deve fazer, como, quando e para que deve ser feito.
É a base para diversos processos internos, como o recrutamento e seleção, análise de desempenho dos colaboradores, plano de carreira, entre outros processos de gestão de pessoas.
Estrutura da Descrição de Cargos:
É a base para diversos processos internos, como o recrutamento e seleção, análise de desempenho dos colaboradores, plano de carreira, entre outros processos de gestão de pessoas. Quanto mais objetiva e completa, mais assertivo será os processos que têm a Descrição de Cargo como base.
O salário base compensa a responsabilidade do cargo, nada mais justo do que termos formas de compensar o desempenho adicional naquele período.
Muitas empresas são adeptas à aumento por mérito, que é uma prática bastante motivadora, porém, há que se tomar muito cuidado, pois um aumento salarial não pode ser retroagido, onerando desta forma a folha de pagamento, e por consequência os custos fixos.
Um projeto de Remuneração Variável, é uma ferramenta muito atraente que mantém a motivação, e reconhece o desempenho adicional, e mantém os orçamentos empresariais gerenciáveis.
Todo colaborador gosta de sentir que seu trabalho é valorizado. Ao perceberem essa valorização, a tendência é que os profissionais se empenhem mais, e criam um alinhamento entre o reconhecimento da empresa e a produtividade, graças à motivação dos funcionários.
O salário não é a única forma de valorização. É possível, demonstrar valor aos seus colaboradores pelos benefícios, que agregam valor sem necessariamente dispender investimentos monetários. Aliás, muitos tipos de benefício oferecem valores mais significativos que os tradicionais bônus em espécie.