Salve, salve gente linda do meu Brasil!

Estou adorando escrever sobre nossos dons naturais, e como eles fazem diferença em nossa vida e felicidade. Hoje, quero convidá-los para uma reflexão sobre o que acontece quando não usamos nossos dons naturais.

Por que permitimos que aquilo que temos de melhor seja arquivado? Por que permitimos que outras pessoas diminuam o valor dos nossos talentos, enfim, por que não damos o devido valor? Muitas vezes nós sequer sabemos do valor das nossas qualidades, não é?

Eu sou uma pessoa criativa, mas só percebi isso há uns 15 anos. Eu estava em um processo de avaliação de competências e meu chefe me disse: "Lia, você é uma pessoa criativa." Fiquei surpresa e comecei a perguntar por que ele estava dizendo aquilo. A resposta estava bem no meu nariz: eu nunca tinha deixado a peteca cair, apesar das circunstâncias.

Só que eu não valorizava e não enxergava esta minha qualidade natural. Eu estava muito mais preocupada em superar ou atingir as expectativas das outras pessoas sobre aquele padrão de comportamento que eu deveria apresentar. Com as pauladas e prêmios que a vida dá (que também se chama maturidade), aprendi que isso nos afasta da nossa felicidade, pois dá lugar ao medo… o medo de decepcionar alguém, ou não ser capaz de atingir um padrão que nem sabemos qual é.

"Aprendi que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência. Mas aprendi também que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei." Charles Chaplin

Trazendo a praticidade, gente… que tal se parássemos de gastar muita energia corrigindo comportamentos que as outras pessoas nos impõe, e começarmos a usar alguma de nossas qualidades naturais para compensar aquela que precisamos desenvolver? Não é mais gostoso e mais prazeroso? E não precisamos sair contando para o mundo não, é só colocar em prática, simples assim. 

Percebi que, quando uso meus dons naturais (que inclui pesquisar uma receita para um prato novo, e depois fazer do meu jeito... rs) e respeito minhas (conhecidas) limitações sou mais feliz e mais produtiva, me sinto mais realizada e mais alinhada com meu propósito de vida.

Então, eu te convido a refletir sobre qual talento natural seu, vc está deixando ser arquivado pelo tempo, pelo medo de julgamentos, ou pela descrença. Bora lá colocá-los para se exercitar e expandir? Depois me conta como se sente.

Beijos no coração,
LIA FERREIRA


0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!